AJUDA

Cadastro de Usuários

Módulo que permite cadastrar e gerenciar os usuários do sistema

Incluir um usuário

Menu principal->Administração->Usuários

Preencher todos os campos conforme o que é solicitado em cada um deles. Os campos são obrigatórios. As fotos de usuários deverão estar previamente colocadas na pasta /images/users da raíz do sistema, caso sua foto não foi incluída, solicite ao Administrador do sistema. Cada usuário poderá ter um privilégio diferente. O privilégio é o que define quais módulos do sistema poderão ser acessados por cada usuário. Caso o privilégio desejado não exista na lista de privilégios, solicite ao Administrador do sistema. Caso você seja um usuário Administrador, você poderá previamente Cadastrar Privilégios. Os privilégios são cadastrados em : Menu principal->Administração->Privilégios.

Na tela de usuários ainda é possível Consultar, Alterar, Excluir e imprimir usuários. Para isso, utilize os menus no topo da tela de cadastro, ao lado do ícone desse Documento de Ajuda.

Na tela de Consulta, serão listados os usuários já cadastrados, limitando cada tela a 10 registros, para navegar entre registros, utilize os comandos abaixo da tela principal, podendo navegar para telas seguinte ou voltar à anterior. O menu no topo apresenta um Botão de atalho para a Tela de Cadastro. OBS.: Caso o Menu Lateral Esquerdo atrapalhe a visão de detalhes na tela de consulta, clica nas Três "Barras" do menu, que o mesmo irá se recolher, voltando ao normal caso você atualize a página ou clique novamente nele.

Caso necessite alterar algum dado de usuário ou mesmo excluir qualquer um deles, utilize o Link na frente do registro, simbolizado por um "lápis". Ao acessar esse link o sistema apresenta todos os dados do usuário selecionado, permitindo a edição e atualização ou ainda a exclusão, que para ser feita deverá ser clicado o ícone "lata de lixo" e confirmar a exclusão.

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Cadastro de Privilégios

Módulo que permite cadastrar e gerenciar os privilégios dos usuários do sistema

Incluir um privilégio

Menu principal->Administração->Privilégios

A princípio o sistema já vem parametrizado com alguns privilégios, os quais permitem que o usuário acesse o devido módulo relacionado. O(s) usuário(s) Administrador(res), podem acessar qualquer módulo do sistema. Caso necessite de um privilégio diferente ou específico, fale com seu consultor.

Os privilégios padrão do sistema são :

1) Administrador - usuário chave do sistema possui todos privilégios e consegue realizar diversas parametrizações no sistema além de configurar outros usuários.

3) Supervisor - usuário possui acesso ao módulo de Envio de Receitas.

Na tela de privilégios ainda é possível Consultar, Alterar, Excluir e imprimir usuários. Para isso, utilize os menus no topo da tela de cadastro, ao lado do ícone desse Documento de Ajuda.

Na tela de Consulta, serão listados os privilégios já cadastrados, limitando cada tela a 10 registros, para navegar entre registros, utilize os comandos abaixo da tela principal, podendo navegar para telas seguinte ou voltar à anterior. O menu no topo apresenta um Botão de atalho para a Tela de Cadastro. OBS.: Caso o Menu Lateral Esquerdo atrapalhe a visão de detalhes na tela de consulta, clica nas Três "Barras" do menu, que o mesmo irá se recolher, voltando ao normal caso você atualize a página ou clique novamente nele.

Caso necessite alterar algum dado de privilégio ou mesmo excluir qualquer um deles, utilize o Link na frente do registro, simbolizado por um "lápis". Ao acessar esse link o sistema apresenta todos os dados do usuário selecionado, permitindo a edição e atualização ou ainda a exclusão, que para ser feita deverá ser clicado o ícone "lata de lixo" e confirmar a exclusão. OBS.: É altamente recomendado que antes de excluir, verificar com seu Consultor sobre essa ação.

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Cadastro de Departamentos

Módulo que permite cadastrar e gerenciar os departamentos existentes em sua empresa

Incluir um departamento

Menu principal->Administração->Departamentos

Os departamentos são utilizados pelo cadastro de usuários, de forma que cada um deles fique associado a seu departamento na empresa. Preencha o campo Nome do Departamento de forma a incluir todos os departamentos que necessite.

Na tela de departamentos ainda é possível Consultar, Alterar, Excluir e imprimir departamentos. Para isso, utilize os menus no topo da tela de cadastro, ao lado do ícone desse Documento de Ajuda.

Na tela de Consulta, serão listados os privilégios já cadastrados, limitando cada tela a 10 registros, para navegar entre registros, utilize os comandos abaixo da tela principal, podendo navegar para telas seguinte ou voltar à anterior. O menu no topo apresenta um Botão de atalho para a Tela de Cadastro. OBS.: Caso o Menu Lateral Esquerdo atrapalhe a visão de detalhes na tela de consulta, clica nas Três "Barras" do menu, que o mesmo irá se recolher, voltando ao normal caso você atualize a página ou clique novamente nele.

Caso necessite alterar um nome de departamento ou mesmo excluir qualquer um deles, utilize o Link na frente do registro, simbolizado por um "lápis". Ao acessar esse link o sistema apresenta todos os dados do registro selecionado, permitindo a edição e atualização ou ainda a exclusão, que para ser feita deverá ser clicado o ícone "lata de lixo" e confirmar a exclusão.

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Cadastro de Turnos

Módulo que permite cadastrar e gerenciar os turnos existentes em sua empresa

Incluir um turno

Menu principal->Administração->Turnos

Os turnos são utilizados pelo sistema de forma a identificar em qual turno ocorreu algum evento, e ainda para ajudar o módulo de OEE. Preencha o campo Nome do Turno, bem como o horário que o mesmo começa e termina.

Na tela de turnos ainda é possível Consultar, Alterar, Excluir e imprimir turnos. Para isso, utilize os menus no topo da tela de cadastro, ao lado do ícone desse Documento de Ajuda.

Na tela de Consulta, serão listados os turnos já cadastrados, limitando cada tela a 10 registros, para navegar entre registros, utilize os comandos abaixo da tela principal, podendo navegar para telas seguinte ou voltar à anterior. O menu no topo apresenta um Botão de atalho para a Tela de Cadastro. OBS.: Caso o Menu Lateral Esquerdo atrapalhe a visão de detalhes na tela de consulta, clica nas Três "Barras" do menu, que o mesmo irá se recolher, voltando ao normal caso você atualize a página ou clique novamente nele.

Caso necessite alterar um nome de departamento ou mesmo excluir qualquer um deles, utilize o Link na frente do registro, simbolizado por um "lápis". Ao acessar esse link o sistema apresenta todos os dados do registro selecionado, permitindo a edição e atualização ou ainda a exclusão, que para ser feita deverá ser clicado o ícone "lata de lixo" e confirmar a exclusão. OBS.: A exclusão de turnos pode acarretar problemas no funcionamento do módulo de OEE, por isso tenha certeza da exclusão.

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Cadastro de Plantas

Módulo que permite cadastrar sua Planta, Áreas e Células padrão ISA-S-95

Incluir uma Planta

Menu principal->Administração->Planta

O sistema possui uma "modelagem", a qual permite configurar sua planta no sistema de acordo com sua estrutura real. Para isso você precisa Inserir o nome de sua Planta (Instância Principal), e, depois cadastrar todas as Áreas Fabris e em seguida as Células (Linhas) Produtivas. Se essa estrutura toda não estiver pronta, não poderemos cadastrar Máquinas e Equipamentos e nem parametrizar diversos pontos importantes para o funcionamento do sistema como um todo.

Nessa tela inicial do módulo Planta, caso já existe uma cadastrada, o campo Nome da Planta já virá preenchido. Nesse caso, você deverá apenas realizar o cadastro das Áreas e das Células, utilizando o menu no topo dessa tela, chamado de "+ Áreas/Células".

Uma vez clicado no botão mencionado anteriormente, uma nova tela surgirá onde você poderá selecionar o item que irá trabalhar. Nesse caso escolha Cadastrar Áreas ou Cadastrar Células, sendo que a ordem correta é sempre as Áreas e depois as Células.

Para cadastrar uma Área, preencha o campo Nome da Área, e em seguida salve a informação. Proceda assim até inserir todas as Áreas necessárias. Caso queira Consultar a estrutura como um todo, e ver no formato padrão, clique no botão "Lente de Aumento", e, em seguida no botão à extrema direita do menu superior, simbolizado por um "Pinheiro".

Após essa ação o sistema exibirá a estrutura de sua Planta, até o momento. Conforme você acrescentar mais itens, essa estrutura será atualizada. Abaixo um exemplo de estrutura de planta com Área, células e Units (Máquinas).

É ainda possível representar as máquinas e equipamentos produtivos com ícones personalizados, de forma a contextualizar melhor a realidade da fábrica no sistema.

Você poderá a qualquer momento Consultar ás suas Áreas já cadastradas, para isso utilize o botão "Lente de Aumento" do menu no topo.

Na tela de Consulta, serão listadas as áreas já cadastradas, limitando cada tela a 10 registros, para navegar entre registros, utilize os comandos abaixo da tela principal, podendo navegar para telas seguinte ou voltar à anterior. O menu no topo apresenta um Botão de atalho para a Tela de Cadastro. OBS.: Caso o Menu Lateral Esquerdo atrapalhe a visão de detalhes na tela de consulta, clica nas Três "Barras" do menu, que o mesmo irá se recolher, voltando ao normal caso você atualize a página ou clique novamente nele.

Caso necessite alterar um nome de uma área ou mesmo excluir qualquer uma delas, utilize o Link na frente do registro, simbolizado por um "lápis". Ao acessar esse link o sistema apresenta todos os dados do registro selecionado, permitindo a edição e atualização ou ainda a exclusão, que para ser feita deverá ser clicado o ícone "lata de lixo" e confirmar a exclusão. OBS.: A exclusão de Áreas pode acarretar problemas no funcionamento de outros módulos dependentes dessas informações.

Após ter cadastrado suas Áreas, o próximo passo será cadastrar todas as células. Volte ao menu de selecionar entre Áreas e Células, e dessa vez clique em Células. Dessa forma você verá a tela seguinte, aguardando que você digite um nome de Célula, e, em seguida na caixa de seleção abaixo, indique em qual das áreas cadastradas você irá inserir a Célula. OBS.: As células sempre estarão abaixo das Áreas, e uma Área poderá ter várias células.

Proceda assim até que todas as suas células estejam cadastradas. Caso queira Consultar a estrutura como um todo, e ver no formato padrão, volte ao menu anterior, e clique no botão "Lente de Aumento", e, em seguida no botão à extrema direita do menu superior, simbolizado por um "Pinheiro". O sistema irá mostrar a sua estrutura atualizada.

Também é possível ver somente as Células já cadastradas, bastando para isso, na tela de Cadastro de Células, clicar no botão "Lente de Aumento" para exibir a tela de consulta às Células. Veja abaixo a tela de Consulta de Células.

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Materiais : Cadastro de Categorias de Materiais

Módulo que permite cadastrar todas as categorias (Grupos) de Materiais existentes em seus processos

Cadastrar Categoria

Menu principal->Materiais->Categorias

Quando seu sistema for integrado ao ERP, será necessário realizar uma integração de modo que as informações referentes aos materiais bem como suas categorias que já existam sejam apenas importadas ao MES. Geralmente há uma “carga” inicial e depois conforme os itens no ERP sejam alterados, será necessário que uma rotina automática também atualize na base de dados do MES.

Essa opção permite que sejam cadastradas todas as categorias de materiais existentes. Por exemplo em uma fábrica de alimentos, poderiam ser as categorias :
1 – Farinhas
2 – Proteínas
3 – Vitaminas

O cadastro das categorias poderá ser acessado ao clicar na opção “Categorias”. A tela de cadastro solicitará o nome da categoria e uma descrição dessa categoria. Preencha os campos e clique em “Salvar”. Caso seja acionada a consulta, uma tela será mostrada com a listagem das categorias cadastradas. Nessa tela além da consulta instantânea, você poderá alterar dados, bastando para isso clicar na “bolinha” a esquerda de cada linha. Acima a direita você verá o botão “Adicionar Novo”, onde poderá retornar a tela de Cadastro.

Caso necessite excluir qualquer uma delas, utilize o Link na frente do registro, clicando no ícone "lata de lixo" e confirmar a exclusão.

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Materiais : Cadastro de Materiais

Módulo que permite cadastrar todos Materiais existentes em seus processos

Cadastrar Material

Menu principal->Materiais->Materiais

Quando seu sistema for integrado ao ERP, será necessário realizar uma integração de modo que as informações referentes aos materiais bem como suas categorias que já existam sejam apenas importadas ao MES. Geralmente há uma “carga” inicial e depois conforme os itens no ERP sejam alterados, será necessário que uma rotina automática também atualize na base de dados do MES.

Nessa opção será possível cadastrar todos os materiais utilizados em seus processos e produtos. Quando seu sistema for integrado ao ERP, será necessário realizar uma integração de modo que as informações referentes aos materiais que já existam sejam apenas importadas ao sistema. Geralmente há uma “carga” inicial e depois conforme os itens no ERP sejam alterados, será necessário que uma rotina automática também atualize na base de dados do MES. O cadastro dos materiais poderá ser acessado ao clicar na opção “materiais”. A tela de cadastro solicitará diversos campos. Preencha os campos e clique em “Salvar”. Caso seja acionada a consulta, uma tela será mostrada com a listagem dos materiais cadastrados. Nessa tela além da consulta instantânea, você poderá alterar dados, bastando para isso clicar no "lápis" a esquerda de cada linha. Acima a direita você verá o botão “Adicionar Novo”, onde poderá retornar a tela de Cadastro. O campo usar via Seca ou Úmida permite ajustar o padrão do material, que nos templates poderão mais tarde ter a opção alterada.

Caso sua aplicação requeira mais campos ou funcionalidades extras nessa opção, você deverá solicitar junto ao integrador do sistema uma customização.

Na tela de Consulta, serão listados os Materiais, Componentes, semi acabados e outros já cadastrados, limitando cada tela a 10 registros, para navegar entre registros, utilize os comandos abaixo da tela principal, podendo navegar para telas seguinte ou voltar à anterior. O menu no topo apresenta um Botão de atalho para a Tela de Cadastro. OBS.: Caso o Menu Lateral Esquerdo atrapalhe a visão de detalhes na tela de consulta, clica nas Três "Barras" do menu, que o mesmo irá se recolher, voltando ao normal caso você atualize a página ou clique novamente nele.

Caso necessite excluir qualquer um deles, utilize o Link na frente do registro, clicando no ícone "lata de lixo" e confirmar a exclusão.

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Materiais : Formato / Combinação

Módulo que permite cadastrar suas receitas de produtos e serviços

Cadastrar Formatos e Combinações

Menu principal->Materiais->Formato/Comb.

Quando seu sistema for integrado ao ERP, será necessário realizar uma integração de modo que as informações referentes aos materiais bem como suas categorias que já existam sejam apenas importadas ao MES. Geralmente há uma “carga” inicial e depois conforme os itens no ERP sejam alterados, será necessário que uma rotina automática também atualize na base de dados do MES.

Essa opção permite cadastrar todos os Formatos e Combinações (Receita), baseados em um "Template" previamente criado. Ao ser acionada essa opção, uma tela do tipo “Cadastro” irá mostrar todos os "Templates" disponíveis e que poderão ter itens adicionados formando sua lista.

Preencha todos os campos, não esquecendo de selecionar ao menos uma linha de produção. O cadastro de formatos e combinações também dispõe de uma consulta, onde todos itens já cadastrados poderão ser listados e se necessário alterados, sempre usando o ícone do "Lápis" para tal. Para adicionar um Novo Item, clique no botão acima á direita "Add Novo".

Caso sua aplicação requeira mais campos ou funcionalidades extras nessa opção, você deverá solicitar junto ao integrador do sistema uma customização.

Na tela de Consulta, serão listadas as Receitas já cadastradas, limitando cada tela a 10 registros, para navegar entre registros, utilize os comandos abaixo da tela principal, podendo navegar para telas seguinte ou voltar à anterior. O menu no topo apresenta um Botão de atalho para a Tela de Cadastro. OBS.: Caso o Menu Lateral Esquerdo atrapalhe a visão de detalhes na tela de consulta, clica nas Três "Barras" do menu, que o mesmo irá se recolher, voltando ao normal caso você atualize a página ou clique novamente nele.

Caso necessite excluir qualquer um deles, utilize o Link na frente do registro, clicando no ícone "lata de lixo" e confirmar a exclusão.

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Materiais : Folhas de Misturas

Módulo que permite cadastrar, consultar e editar Folhas de Mistura

Folhas de Misturas

Menu principal->Folhas de Misturas

Nesse módulo você poderá Criar, consultar e editar as folhas de mistura de suas receitas. Por esse menu, basta selecionar um template já cadastrado, e em seguida poderá observar todos materiais e respectivos valores, bem como poderá editar esses valores. Além disso poderá criar "NOVOS TEMPLATES". Os templates, depois de criados podem ser "anexados" às suas receitas, sendo assim quando mudar um determinado template, todas as receitas que o utilizam serão de forma automática atualizadas.

Ainda sobre o menu acima, se você selecionar um template, após clicar sobre o botão "Ver Opções", um novo menu irá aparecer com as possibilidades de uso.

Nas opções, será possível : Criar um novo Formato/Combinação, Editar uma Folha de Mistura "Template" ou ainda Consultar a Folha ou se for necessário EXCLUIR essa folha. No caso de Exclusão o template selecionado será excluído de todos os Formatos/Combinações que o utilizam.

O primeiro botão permite a composição de uma nova folha de misturas com todos seus setpoints e demais variáveis, o próximo permite a edição de uma folha anteriormente criada, o próximo a Consulta Simples e finalmente o último permite a "Exclusão".

Caso opte em criar uma folha o usuário deverá preencher os valores para cada material, além das devidas concentrações e demais campos existentes. Atente-se sempre as observações que possam existir nos rodapés das telas de cadastros.

Quando a lista de materiais for exibida, perceba que irá aparecer um ícone "SOL" que mostra que o padrão do material é SECO, e um ícone "NUVEM DE CHUVA" que mostra que o padrão é úmido. Em casos onde o usuário pode mudar o padrão haverá uma "caixa" a ser selecionada.

Ao concluir o preenchimento de todos os campos, clique no botão "Próximo", e o sistema exibirá um resumo com os valores já calculados. Clique no botão "Concluído" para Salvar essa Folha de Mistura, ou acima à direita em "Editar" caso queira mudar algum valor.

Os processos de Edição de Folhas de Misturas, seguem a mesma lógica da Inserção, com a diferença de que os valores previamente inseridos são exibidos e passíveis de mudança através da "digitação" dos campos da última coluna.

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Executar Formato / Comb -> Envio ao CLP

Módulo que permite transferir para o CLP um Formato/Combinação (receita) Selecionada

Executar Formato / Comb->Enviar ao CLP

Menu principal->Executar Formato / Comb->Enviar ao CLP

Nesse módulo você poderá enviar um Formato/Combinação (receita) ao CLP para posterior processamento.

Na caixa de seleção, escolha a linha desejada e em seguida clique no botão "Selecionar". Na próxima tela serão listadas todos os Formatos e Combinações (receitas) passíveis de serem feitas na linha anteriormente selecionada.

Escolha qual Formato/Combinação deseja enviar e em seguida clique no botão "Enviar ao CLP".

Aguarde alguns segundos até o sistema transferir todos Setpoints ao CLP de processo. Assim que finalizada a transferência, o sistema retornará à tela de Monitoramento de Receitas.

Caso o operador envie um Formato/Combinação, e no sistema já houver um transferido anteriormente sem ter sido "Iniciada", o sistema dará uma mensagem ao Operador, e o mesmo decidirá se vai manter a anterior ou sobrescrever por um novo. Selecione uma das opções e clique no botão correspondente. Em seguida continue normalmente a operação.

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Relatórios

Módulo que permite extrair relatórios do sistema

Relatórios

Menu principal->Relatórios

Nesse módulo você poderá extrair listagens através dos relatórios disponíveis, usando os seus respectivos filtros.

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